Dybbuk - דיבוק

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Por Ilil Arbel, Ph.D.

 A transmigração das almas ou reencarnação, não é parte da corrente principal do judaismo. A Biblia não enfatisa notoriamente sobre a vida após a morte porêm a referências de que os espiritos dos mortos existem.
    Por exemplo o rei Saul vai à bruxa de Endor para se comunicar com o espirito do seu mentor, o profeta Samuel. De qualquer forma, os espiritos vivem em um lugar especifico sem possuir qualquer objeto ou corpo.

    O Talmud fala sobre espiritos dos mortos e sobre exorcismo, porem novamente o conceito de trasmigração não é especificado. As primeiras versões desse tema são traçadas de várias fontes não-judaicas, incluindo gregos, indianos, gnósticos, cristãos e a seita islâmica Mutazila. O conceito entrou no judaismo efetivamente durante o século 8 d.c.

    Estudiosos medievais judeus opuseram-se a trasmutação das almas, acreditando (como muitos até hoje acreditam) que qualquer tipo de misticismo é extremamente perigoso, e pode influenciar e contaminar não só a pura fé religiosa mas a propria vida. Há alguma verdade nisso, cultos com técnicas de lavagem cerebral, são um bom exemplo de como o misticismo pode deteriorar uma religião. No entanto o conceito de transmigração desenvolvidos encontraram sérios seguidores e por volta do século 12 tornou-se uma parte estabelecida da "Kabbalah". As sociedades esotericas do seculo 16 abraçaram-na, incluindo o circulo "Safed" dirigido por Isaac Luria. Quando o Hassidismo (de Dov Beer, Levi Isaac, Josef Ha-Cohen, etc.) se desenvolveu a crença chegou ao seu estagio final.Há um vasto campo da literatura judaica que trata sobre a trasmigração das almas e atravessa séculos de existencia. Nesse contexto envolvido por mitos e lendas, que incluem livros, contos e peças de teatro, as almas são divididas em três formas, dependendo de cada alma e sua intenção.

    A primeira forma é Gilgul, que é a palavra hebraica para "rolar", mas que nesse contexto significa reencarnação. Geralmente é representada como uma sequencia natural da vida, que deve ocupar vários corpos para aprender as muitas lições nescessarias para que possa ser livre e se reunir com Deus. A alma apenas entra no corpo no momento do nscimento  (e não no momento da concepção), apenas quando o bebê esta pronto para sair do corpo da mãe, e se prepara para viver uma vida normal que o destino tenha atribuido a ele.
   
    Situalções especiais requerem uma abordagem diferente para a transmigração. A segunda forma de transmigração é o Dybbuk, um espirito desencarnado que pode possuir um corpo vivo que pertence a outra alma. Há diversas origens atribuidas a esses espiritos. As primeiras descrições os mostram como demônios não-humanos. Mas tarde assumiu-se que eram espiritos de pessoas que já morreram. O dybbuk pode ser a alma de um pecador que deseja escapar da punição que sera dispensada pelos "anjos da sepultura", procurando vence-los ou para evitar uma outra forma de punição para quem foi errante na terra. O dybbuk pode vingar-se por algum mal feito para ele enquanto viveu. Alternativamente, pode ser uma alma perdida, e enterar em um corpo simplesmente a procura de um Rabino que será de capaz de ajuda-lo a seguir seu caminho. A pessoa viva pode ou não saber que um dybbuk está ocupando o seu corpo, ou pode até ser atormentado por ele. Isso depende da intenção da alma que a possui. (1 Samuel 18:10) "No dia seguinte, apoderou-se dele o mau espírito de Deus, e teve um acesso de delírio em sua casa. Como nos outros dias, Davi pôs-se a tocar a cítara."

    A terceira forma é o Ibbur. A tradução literal da palavra hebraica é "impregnação". Ibur é a forma mais possitiva de posseção e a mais complexa. Ela acontece quando a alma de um justo decide ocupar o corpo de uma pessoa viva por um tempo, e junta-se, ou "empregna-se" a alma existente. Ibur é sempre temporário, e a pessoa viva pode ou não saber que ele aconteceu. Muitas vezes a pessoa viva da graciosamente o consentimento para o Ibbur. A razão para o Ibbur  é sempre benevolente -- a alma é chamada para completar importantes tarefas, cumprir uma promessa ou para executar um Mitzva (dever religioso) que só pode ser realizado na carne. (2 Reis 2:15) "Vendo-o, pois, os filhos dos profetas que estavam defronte em Jericó, disseram: O espírito de Elias repousa sobre Eliseu. E vieram-lhe ao encontro, e se prostraram diante dele em terra."


O Dybbuk aparece nos cinemas com o filme "Unborn" no Brasil "Alma Perdida".
O filme conta como Casey Beldon (Odette Yustman) é perseguida por um Dybbuk que foi um menino atormentado em um campo de concentração nazista na segunda guerra mundial.
Apesar de todas as tentativas ela se vê obrigada a procurar a ajuda de um rabino (Gary Oldman) especializado em casos espirituais para libertar o espirito do garoto.  



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